Já ouviu falar que os clubes colocam um produto químico nas suas piscinas que deixa a água azul assim que alguém urina na água? Então, é falso, mas independente desta história, a água das piscinas precisam ser monitoradas constantemente em laboratório especializado. A análise de qualidade de água para piscina garante que ninguém saia doente após brincar nas piscinas.
A realização periódica da análise em água de piscina serve para ajudar no tratamento e na manutenção da pureza da água, ainda mais quando o volume de pessoas que entram na água é alto quando o sol resolve aparecer!
A ideia é assegurar a saúde e evitar que os banhistas entrem em contato com ambientes propícios à proliferação de doenças.
Indicado para piscinas em hotéis, clubes particulares e de órgãos do Governo (piscinas públicas de Prefeituras, por exemplo), academias de natação e em residências, a análise de água de piscina fornece informações precisas a respeito das condições da água.
A análise microbiológica de laboratório detecta qual é a quantidade de bactérias heterotróficas, leveduras como a Candida e níveis de coliformes totais prejudiciais ao ser humano.
É graças ao aspecto físico-químico detectado nestes exames que se determina a alcalinidade total, quais são os sólidos totais dissolvidos, quantidade de cloro livre e o pH.
Lembre-se de que os banhistas entram, literalmente, de corpo e alma nas piscinas, e com isso algumas doenças podem afetar não somente a pele, mas os olhos e até mesmo o estômago em casos de ingestão acidental. E, por mais que façam campanhas, o número de pessoas que acabam urinando nas piscinas é bem grande, fazendo com que o monitoramento por análises da água sejam cada vez mais necessários.
Mesmo sistemas de filtragens modernos e produtos químicos de ponta não conseguem evitar essas contaminações.
Comentários Facebook