Análises de alimentos garantem qualidade e segurança para consumidores

Elas garantem que os alimentos estejam seguros para o consumidor final. Se um fabricante coloca no mercado um produto contaminado, nocivo ou tóxico, todos saem perdendo – incluindo não só consumidores, mas também a própria empresa. Os exames laboratoriais trazem informações sobre diversas características que compreendem os alimentos como:

– Composição
– Valores nutricionais
– Propriedades físico-químicas e
– Segurança com contaminação.

Fabricantes, fornecedores, e estabelecimentos que manipulam alimentos, além do governo, utilizam estes exames para a manutenção da saúde pública
.
Para se ter uma ideia, dentre os micro-organismos mais encontrados em alimentos podemos destacar:
– Bactérias
– Leveduras
– Fungos
– Protozoários

E existem legislações específicas indicando a quantidade máxima que cada um pode estar presente em cada tipo de alimento.

A presença de alguns destes agentes causam deterioração e outros impedem o crescimento de organismos capazes de causar doenças (como no processo de fermentação para a produção de queijo). Os agentes causadores das doenças de origem alimentar mudam muito criando ocorrências de patógenos emergentes que antes eram desconhecidos. A análise de alimentos garante produtos seguros – livres de microrganismos prejudiciais como a Salmonella e a Eschericia coli, produtos químicos tóxicos como pesticidas ou corpos estranhos como vidro e pedaços de insetos.

E vale ficar de olho na lei!
A nossa legislação atribui aos fornecedores de alimentos a responsabilidade de garantir que eles sejam seguros. Os fabricantes devem analisar rotineiramente os produtos alimentícios para garantir que esteja tudo em ordem.

Comentários Facebook